A LENDA DO MILHO

 Há muitos anos havia uma grande tribo cujo chefe era um velho índio.

Era um índio muito bom e que estava sempre preocupado com a felicidade da sua tribo.

Um dia, sentindo-se muito cansado e doente, pressentindo que estava para morrer, chamou os seus filhos e disse-lhes que quando morresse o enterrasse no meio da oca. E disse-lhes mais:

-- Três dias depois de me enterrarem, surgirá de minha cova uma planta bem viçosa que depois de algum tempo produzirá muitas sementes. Quando virem a planta crescer e as lindas espigas aparecerem, não as comam, guardem-nas e plante-as.

Os dias se passaram, o velho índio morreu e os filhos fizeram-lhe tal qual o pai ordenara.

E como o velho índio dissera, surgiu de sua cova uma linda planta com belas espigas cheias de grãos dourados.

Os índios ficaram contentes, a tribo enriqueceu e passaram então a cultivar o milho com muito carinho. E assim surgiu o milho, diz a lenda.

 

OUTRAS LENDAS

Sobre a origem do milho há varias lendas indígenaS no Brasil e América espanhola.

A lenda guarani conta a luta mortal entre dois guerreiros. Por uma determinação do grande espírito para que a tribo conseguisse comida, o vencido foi enterrado e de sua cova nasceu um vegetal, o milho.

Batizado de avante (MILHO) é ligado a cultos aparece considerado um signo divino com uma constelação denominada Salamanca (folha de milho).

Monteiro lobato aproveitou-se muito dele, pelas mãos do personagem tia Anastácia, fez espiga de milho filosofa e cientista que andava e falava como os seres humano (O Visconde de Sabugosa) e sabia mais do que qualquer pessoa do sitio do pica - pau amarelo.

VOLTA